5 LIÇÕES DE MARKETING QUE ROUND 6 NOS ENSINA
Round 6 é uma série sul-coreana que estreou dia 17 de Setembro na Netflix e, nos últimos dias, tem tomado conta da internet, tornando-se uma verdadeira febre nas principais redes sociais. Trazendo críticas sociais e muita cena impactante, a série narra a história de um homem sul-coreano chamado Seong Gi-hun (Lee Jung-jae) cuja vida financeira está em apuros aceita o convite para participar de um jogo com um prêmio bilionário para quem chegar até o final. Além dele, está um grupo de mais de 400 pessoas competindo pelo dinheiro. As cenas são impactantes.
Além do roteiro interessante, que prende a atenção do espectador, o motivo de todo o sucesso da série é a grande divulgação que está acontecendo no mundo virtual. De modo geral,todo o triunfo de Round 6 nos traz lições importantes sobre o Marketing Digital. Abaixo, confira as principais delas.
1- Divulgação
Você pode ter um ótimo conteúdo, mas ele nunca será bom o suficiente se não atingir o máximo de pessoas. É o que acontece com muitas produções e empresas, não adianta fazer muito se ninguém está vendo ou acessando.
A definição de um sucesso está nas estratégias adotadas, o que definiu toda a febre de Round 6 foi a divulgação massiva nas redes sociais.
2- Memes
Os memes são o “coração” da internet. Mesmo que a série tenha um contexto pesado e triste, os usuários da internet conseguiram transformar alguns momentos em humor, fazendo com que até quem não gosta desse tipo de gênero, queira assistir.
Esses tipos de imagens humorísticas da internet tem um poder de envolver e deixar as pessoas com vontade de participar daquele contexto, para não ficar de fora. Nada melhor do que conhecer a piada que todo mundo está rindo, não é?
3- Comunicação com o cliente
Já é certo saber que a comunicação com o cliente aproxima e melhora bastante a reputação da empresa. Um exemplo disso é como a Netflix está acompanhando todo esse sucesso e usando a mesma linguagem dos seus assinantes.
Além de postar fotos, vídeos e memes da série, outra ação interessante que o streaming fez foi publicar reels sobre um personagem característico de Round 6 de forma bem humorada, fazendo uma “trend” que está bombando no instagram.
A produção também posta em seu perfil “prints” de comentários da série, o que é uma excelente jogada, afinal, quem não quer aparecer na página da Netflix?
4- Criatividade
Ter criatividade não significa pensar em algo 100% original, que nunca foi visto antes. Aliás, isso é quase impossível. Tudo ao nosso redor é fruto de alguma ideia, com inspirações que rendem produtos, muitas vezes, cada vez melhores.
A série é um exemplo disso. Existem muitas outras obras com conteúdo parecido envolvendo jogos mortais e críticas sociais, como Alice in borderland, Velozes e furiosos e 3%. Porém, isso não impediu o sucesso de Round 6 acontecer.
O que nos esclarece que o que irá predominar sempre será o criativo, a capacidade de reinvenção, os ganchos que surgem a partir de uma temática que já deu muito certo.
5 – Storytelling
Na série, o telespectador acompanha a história dos principais jogadores e suas relações com outras pessoas para gerar afeição e compaixão por eles. Na internet, ao longo de todo o processo de divulgação, uma história que se complementa foi e está sendo criada. Isso ajuda a despertar a curiosidade das pessoas, que busca sempre compreender mais e mais sobre o produto, nesse caso, a série.
A maneira como a história é contada conecta o público com os personagens, estabelecendo conflitos e descrevendo ambientes.
Sempre acredite no seu produto
O criador e diretor Hwang Dong-hyuk levou mais de 10 anos para fazer Round 6 sair do papel. Ele começou a escrever a série em 2008 e após terminar o roteiro, em 2009, decidiu arquivá-lo. Segundo Hwang, disseram que a sua criação era muito complexa e seria difícil vendê-la.
Ou seja, acredite no seu produto ou serviço! O bom resultado que você espera pode estar exatamente no que você guardou na gaveta e não está investindo.
Conclusão
De uma maneira ou de outra, quem não teve coragem de assistir Round 6, pelo menos já ouviu falar. A série sul-coreana foi lançada no dia 17 de setembro e já é a produção mais assistida do mundo no catálogo da Netflix.
O criador do jogo soube muito bem entender as dores do seu público para trazer a solução que eles precisavam. Já vimos que quando o assunto é sobreviver, personagens de produções como essa procuram aliados para se protegerem. É o que acontece logo no início de Round 6, e a gente vê isso também no universo do marketing digital.
Assim como nas empresas mais renomadas, é possível utilizar a internet como aliada para ampliar seu conteúdo e ficar cada vez mais conhecido (e reconhecido). Não espere mais para investir no Marketing da sua marca! Com os profissionais certos é possível chegar em um planejamento digno de tapete vermelho.